domingo, 16 de outubro de 2011

" Padronizar sua vida de acordo com a opinião de outra pessoa não é nada mais do que escravidão." Lawana Blackwell

              É impressionante como o Meu Poder Superior me sinaliza e me ajuda nesta caminhada da vida. Acordei na manhã de hoje(domingo) precisando ouvir palavras de conforto, precisando de um alento pro meu coração e como de costume nos meus  domingos,  fui à missa certificar-me o que Deus tinha prá mim neste dia maravilhoso. Sempre leio o folheto antes da missa, para entender melhor de que estaremos falando naquele "sermão";desta vez, não foi na folheto que encontrei o conforto esperado; foi das palavras do ministro. E parecia que ele falava olhando prá mim, mesmo que virado pro outro lado da "platéia". Ele disse: - Quando a gente sabe as verdadeiras razões pelos quais uma pessoa nos prejudicou, fica mais fácil de entender e perdoar!
              Nossa, aquelas palavras não saem mais da minha mente, porque parece que o "chapéu" me serviu justo.
              Comecei a me lembrar de uma companheira de grupo Naranon* que quando soube da "agressão" que sofri me disse de imediato: - Tá, mas tu entende que aquele que te agrediu não era teu esposo e que ele estava, no momento obcecado pela droga?  Na mesma hora, respondi: - Sim, mas nenhuma ação justifica uma agressão. Isso se chama insanidade.
              Se tem um sentimento que eu abomino mais do que tudo é a auto-piedade. Não me sinto culpada por nenhuma ação ou reação do meu adicto, mas também, rejeito essa auto-piedade à que ele se propõe, mediante sua vida. Luta prá realizar seus sonhos sozinho, não aceita ajuda (só financeira), mas quando precisa das  pessoas( e todos nós precisamos uns dos outros) rejeita, não aceita que está vascilando, agride e se sujeita à auto-piedade.
             A doença da adicção é tão devastadora que "usa" os co-dependentes enquanto neles ainda existe a ignorância de seu poder destruidor. Como diz um companheiro de grupo: - Essa doença torna nossos adictos tão "hipócritas" que eles são capazes de jurar  a um Juiz de Direito que não usaram a " dita cuja" e que loucos somo nós!
            Mas,  e prá DEUS, PRO PAI OXALÁ, PRO MESTRE  JESUS, prá seja lá quem for o seu Poder Superior? Será possivel mentir assim? Será que quando deitamos nossa cabeça no travesseiro, dormimos com a consciência tranquila de quem não fez nada contrário a lei moral da vida? Não creio.
           Antes de saber sobre a adicção de meu esposo, eu cometia insanidades tais quais às que ele me defrontava, porque eu não sabia, e por consequência não entendia porque aquilo tudo acontecia daquela forma.
          A partir do momento em que ele "precisou" me contar sobre seu dilema e me pediu ajuda para modificar as atitudes e a vida, tudo mudou na MINHA VIDA, porque entendi e perdoei. Porém,  não fiquei parada no tempo, iniciei minha recuperação no MEU GRUPO DE AUTO-AJUDA.
         Então, hoje, após outra recaída, entendo e até perdôo o que aconteceu, mas não posso mais fazer o que fazia na ignorância do "saber".
         Deixo a ignorância para aqueles que querem continuar na mesma vida, muitas vezes medíocre, cheia de conflitos familiares mal-resolvidos, cheios de ressentimentos, cheios de auto-piedade.
         Só por hoje, continuarei frequentando o grupo de auto-ajuda Nar-anon* porque agora entendo os porques e posso perdoá-los se assim meu espirito desejar. PAZ e BEM a todos os leitores
        

             

8 comentários:

  1. Oi Ká, entendo a sua posição quando vc diz : "Deixo a ignorância para aqueles que querem continuar na mesma vida, muitas vezes medíocre, cheia de conflitos familiares mal-resolvidos, cheios de ressentimentos, cheios de auto-piedade."
    **** rs, tenha paciência companheira, alguns companheiros se apegam a coisas que nós não nos apegamos, como o que as vezes é dificil pra gente é facil pro outro, já passei por fazes de pouca "amorosidade" para com alguns companheiros, mas continuei voltando, e em algumas vezes percebi que aquele companheiro que especialmente me tirava a paciência e que eu tinha vontade de invés de dizer "continua voltando companheiro" eu queria era mesmo gritar "ACORDA COMPANHEIRO!!!" KKKKK me ensinaram coisas que eu inimaginava que teria a serenidade suada, coragem necessária ou sabedoria incrivel de perceber a diferença!
    Te amo companheira, gosto muito de como vc expressa sua espiritualidade e como mantém a mente aberta para receber as respostas do seu PS

    ResponderExcluir
  2. Desculpa se pareci desequilibrada(mas acho q tô mesmo, EStou exausta desta situação sabe? Estou tendo paciência há 14 anos,porque não consigo tirar esse problema da minha vida! Quando montei esse blog, pensei em falar prá eu mesmo "ouvir". Sou uma pessoa sozinha, tenho dificuldade de fazer amigos e não tenho prá quem desabafar. Enfim, até acho que é por esta razão que me sujeito a essa relação "tumultuada" que é dificil de aceitar mas eu de uma certa forma "preciso" dela ainda! Do grupo,nem penso em me desligar, porque é desta maneira que estou abrindo meus olhos prá MINHA VIDA! Obrigada e desculpa se ofendi alguém! Não era minha intenção!

    ResponderExcluir
  3. Relaxa, seu post não foi ofensivo não e além do mais, vc tem sim que desabafar da forma que puder, seja no blog ou não...
    Quem passa ou já passou por isso sabe bem o que é e lhe entende.
    Estamos juntas, estamos aqui, juntas e juntas somos mais fortes!!!

    ResponderExcluir
  4. Passando aqui somente pra dizer que não estás sozinha, amiga!
    TAMUJUNTU.
    Suas palavras foram muito bem colocadas e compartilho de seus sentimentos.
    Despeço-me desejando-lhe saúde e paz!
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  5. TENHA ESPERANÇA, FÉ E PACIÊNCIA AMIGA!
    ESTAMOS JUNTAS!!! ESTAMOS JUNTAS!!!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Passando aqui pra te desejar um excelente final de semana, com um maravilhoso feriado.
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  7. Passando aqui pra te desejar um excelente final de semana e te dizer que TAMUJUNTU.
    Abração, amiga!

    ResponderExcluir
  8. como vc ta hoje depois desse tempo afastada??

    ResponderExcluir