segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Acreditamos que uma mudança de atitudes pode ajudar na recuperaççao e que podemos nos desligar dos problemas do adicto enquanto continuamos a amá-lo."(Sugestão do grupo Nar-Anon).

                 Ao contrário do controle, que invade,bloqueia,sufoca,nos faz lutar com qualquer arma e artifício até o fim de nós mesmos e de nossas relações mais caras, estabelecer nossos limites é a primeira condição para o exercício do auto-respeito. é o estágio inicial na construção da auto-estisma e nos possibilita amar sem sofrer ou guerrear. É um paradoxo, uma ironia, mas precisamos reconhecer e respeitar nossa individualidade, nossas diferentes histórias de vida, de personalidade, de propósitos, de possibilidades, para que possamos descobrir que todos somos UM, para que possamos desfrutar do encontro conosco mesmos, com os outros e com nosso Poder Superior.
                Reconhecer nossos limites é necessário para que possamos respeitá-los. Tão acostumados estamos a  invadir e nos deixar invadir na tentativa de controlar, que precisamos serenidade, coragem e sabedoria para distinguir o que posso e o que não posso, o que é da minha conta e o que não e, o que é meu do que é seu. Conhecer meus limites , faz parte do processo de ir me vendo,descobrindo e cuidando. Ele é interminável, desafiador, instigante, mas, quando é feito com aceitação, paciência e bom humor, torna nossa vida invrível, com montanhas e baixos, porém, cada vez mais tranquilos.
               Meus limites, a cada momento precisam ser respeitados antes de tudo e de todos, por mim mesma. Esta é minha responsabilidade, não posso delegá-la e cobrá-la dos outros. Preciso transmiti-los às pessoas do meu convivio, através da honestidade. sem manipulações, ameaças ou cobranças. Exercito minha coragem quando me revelo; preciso aprender a dizer NÃO com firmeza, superando o medo de não ser entendida, de ser rejeitada, de ser menos amada. É todo um aprendizado de ser assertiva, de ser leal, de respeito a mim mesma. É dificil, em vezes at´angustiante, recaio tantas vezes... Mas no final vale à pena!
              Descobrindo,comunicando e honrando nossos limites, vamos naturalmente aprendendo a respeitar os limites dos outros e, só o respeito garante o espaço necessário para o amor entre nós.
                                                                             Maria T. -Boletim Informativo Nar-Anon

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário