Reconhecer nossos limites é necessário para que possamos respeitá-los. Tão acostumados estamos a invadir e nos deixar invadir na tentativa de controlar, que precisamos serenidade, coragem e sabedoria para distinguir o que posso e o que não posso, o que é da minha conta e o que não e, o que é meu do que é seu. Conhecer meus limites , faz parte do processo de ir me vendo,descobrindo e cuidando. Ele é interminável, desafiador, instigante, mas, quando é feito com aceitação, paciência e bom humor, torna nossa vida invrível, com montanhas e baixos, porém, cada vez mais tranquilos.
Meus limites, a cada momento precisam ser respeitados antes de tudo e de todos, por mim mesma. Esta é minha responsabilidade, não posso delegá-la e cobrá-la dos outros. Preciso transmiti-los às pessoas do meu convivio, através da honestidade. sem manipulações, ameaças ou cobranças. Exercito minha coragem quando me revelo; preciso aprender a dizer NÃO com firmeza, superando o medo de não ser entendida, de ser rejeitada, de ser menos amada. É todo um aprendizado de ser assertiva, de ser leal, de respeito a mim mesma. É dificil, em vezes at´angustiante, recaio tantas vezes... Mas no final vale à pena!
Descobrindo,comunicando e honrando nossos limites, vamos naturalmente aprendendo a respeitar os limites dos outros e, só o respeito garante o espaço necessário para o amor entre nós.
Maria T. -Boletim Informativo Nar-Anon
Nenhum comentário:
Postar um comentário